Muitas pessoas lutaram e também também pereceram para o lado a começar de garantir a democracia. Graças a o tal ideal, o ânimo humano conquistou um dos haveres mais importantes que que poderia ter: a sua liberdade!

Mas nem ao menos sempre compareceu assim…

Confira alguns dos episódios restantes marcantes da luta pelos direitos democráticos naquilo Brasil e no mundo!

1. Diretas Já!

Diretas Já

Um dos maiores golpes para o lado de proteção a começar de a democracia brasileira surgiu a instituição do regime militar de 1964, momento em que a nação correu a espírito comandada de um a outro lado de entre sucessivos governos militares.

Restrições na liberdade cortês e inúmeros fases inconstitucionais marcaram o indivíduo período porquanto durou por mais de duas décadas nalgum Brasil.

Nasceu a esconjuntar da insatisfação da população brasileira qualquer movimento político-social pois que ficou companheiro como “Diretas Já”, constituído predominantemente pelos jovens da época, que reivindicava a vicissitude de eleições diretas para o lado de o lado a começar de Presidente da República noutro país.

Graças ao exercício das Diretas Já, o Brasil pôde caminhar orientação à redemocratização, com a conquista do autoridade civil em 1985. E diga consequência, outra importante conquista da democracia brasileira se configurou: a Constituição Federal de 1988.

As eleições diretas para o lado de o lado a começar de Presidente do Brasil da “Nova República” foram finalmente feitas em 1989, com a escolha de Fernando Collor.

Ver também: o significado da Ditadura Militar.

2. Constituição de 1988

constituição 1988

Após a rixa pelo fim da ditadura militar, porquanto se prolongou a começar de um lado a outro a começar de mais de 20 anos num Brasil, o exercício das “Diretas Já” ajudou a reforçar o ruína do regime totalitarista e também também abriu vazio para a redemocratização noutro país.