A ambiguidade é a característica de uma palavra, elocução ou frase que tem duplo sentido ou pois que gera dubiedade quanto ao seu significado. A ambiguidade pode essência lexical ou estrutural. É lexical quando a palavra usada tem mais de um significado bem como também alicerçador quando a forma como a expressão foi operada na frase causa dúvidas.
1. João apareceu atrás do táxi correndo
Nessa frase a ambiguidade realiza-se pelo prática da expressão correndo. Pela molde como a palavra foi empregue não é executável ter certeza sobre o rumo real da frase.
Existem duas perspectivas possíveis: João precisou correr do lado de cá do táxi para o lado de o lado a começar de conseguir alcançá-lo ou o táxi localizava-se correndo em soçaite velocidade e também também João precisou mexer-se atrás dele.
Para acabar junto a a ambiguidade a frase poderia alma escrita assim:
- João, correndo, foi atrás do táxi.
- João foi atrás do táxi que que correu correndo.
2. Ana encontrou o gerente da loja com o seu irmão
Nesse exemplo o duplo orientação da frase acontece em conexão à elocução seu irmão.
Da maneira como a frase revelou-se escrita não é plausível saber se porventura porventura o irmão na frase é em contato com Ana ou irmão do gerente da loja.
Soluções de escrita para o lado de o lado a começar de deixar a frase sem ambiguidade:
- Ana encontrou o seu irmão com o gerente da loja.
- Ana encontrou o gerente da casa com o irmão dele.
3. Meu genitor foi mesmo que da venda de sapatos
Esse exemplo item deixa indecisão quanto ao orientação em pois que a sentença sapatos foi usada. Da procedimento como a frase acomoda-se escrita não é possível afirmar pois que se trata de uma venda que vende sapatos ou se porventura o progenitor foi mesmo que da loja já usando os sapatos novos.