Empatia é a habilidade emocional de se pôr no território de outra pessoa, buscando sentir tudo o que ela sente, para o lado de o lado a começar de assim tentar compreendê-la. É, portanto, a identificação de um sujeito juntamente com outro. Expressão de origem grega (empátheia = em + páthos [paixão]), a empatia, apoiado os psicólogos Paul Ekman bem como também Daniel Goleman, seria dividida em três espécies: Emocional, Cognitiva bem como também Compassiva

Com base na classificação licitação por Ekman bem como também Goleman, vejamos na época atual alguns exemplos de condutas empáticas:

Exemplo 1

Uma jovem está assistindo a algum filme que que compreende uma cenário em pois uma heroína sofre racismo. Mesmo sem não ter deplorado racismo, a juvenil se compadece pelo sofrimento da personagem, criando algum vínculo afetivo com ela.

Temos uma exteriorização de empatia emocional: aquela em que se filhote uma vinculação emocional na companhia de outra pessoa, ao questão de dividir seus sentimentos.

Exemplo 2

Um motorista de ônibus sente-se grandemente incomodado ao perceber que uma idosa estava de pé, porquanto nenhum dos passageiros sentados, todos restantes jovens que a senhora, ofereceram-lhe o lugar.

Temos uma desabafo de empatia emocional ou afetiva: aquela em pois que se cria uma conexão emocional na companhia de outra pessoa, ao ponto de compartilhar seus sentimentos.

Exemplo 3

Dois senhores travavam uma discussão acalorada. Em dispoto momento da discussão, algum dos senhores articula ao outro: \’Apesar de não deferir com você, compreendo bem como também respeito o seu quesito de vista\’. Ao no caso de colocar nalgum lugar do outro, tentando assimilar a perspectiva do seu contendor, esse senhor conteve a discussão respeitosamente.

Este é algum exemplo de empatia cognitiva: aquela em porquanto que o passível busca a perspectiva do outro, no intuito de compreender seus atos, cabeças e sentimentos.