A cidadania é o certo de desfrutar dos direitos e também liberdades porquanto que sadio garantidos a todas as pessoas. É a aptidão de alcance exercer seus direitos civis, políticos e também também sociais e também de atribuição ter trilho a uma vida com respeito aos direitos garantidos na Constituição Federal.

No Brasil a pugna pelo combate da cidadania plena é ligada a diversos acontecimentos e também também passos sociais bem como também uns destes ficaram marcados na biografia do país. Conheça nos dias de hoje em dia determinados dos instantes mais importantes para o lado de o lado a começar de a cidadania neste Brasil.

1. A abolição da escravidão

A escravidão deixou de existir no Brasil no dia 13 de maio de 1888, a desassociar da assinatura da Lei Áurea. A lei foi aprovada e também assinada pela Princesa Isabel, uma das herdeiras da Família Imperial porquanto comandava o plaga naquele período.

Alguns anos previamente da assinatura da regulamento já existiam nesse país movimentos que defendiam o escopo da escravatura. Entretanto, quê os escravos eram uma parte muito importante da condicionamento de trabalho do sistema de geração agrícola da época, o objeto da consentimento da escravidão não ocorreu tal facilmente.

Um fato merece destaque: a lei determinou o mira da escravidão e também também da fica e venda de escravos, ainda assim não consistiu o alvo imediato do ciclo de exploração. Mesmo junto a a escravidão oficialmente proibida, a estatuto não possuiu força suficiente para o lado de conter outras formas de abuso, como as cenários de trabalho precárias.

2. Promulgação da Constituição Federal de 1988

CFPromulgação da Constituição Federal de 1988.

A promulgação da Constituição Federal de 1988 é qualquer dos grandes marcos na relato da cidadania brasileira. A Constituição tem grande ascendência porque garantiu diversos direitos aos cidadãos, além de proteger os princípios da democracia e também também o Estado de Direito. Por todas essas razões a Constituição de 88 ficou conhecida oi a Constituição Cidadã.

A promulgação do escrito aconteceu naquilo dia 5 de outubro de 1988 e também foi o desenredo de qualquer processo de redemocratização do país, que começou por último da ditadura militar, em 1985.