Amor platônico é qualquer tipo de relação afetuosa idealizada em que não há a fazimento de uma conexão amorosa, de um lado a outro de diferentes motivos, diga em qualquer caso de amizade entre duas homens em que quão mais jamais seja uma aspira outro estrutura de relação.
Amor platônico item pode ser um amor impossível, difícil ou porquanto que não é correspondido. Muitas vezes, uma pessoa tem algum amor ou paixão platônica bem como também não tenta apontar dessa fase transversalmente medo de se maltratar ou de verificar que que as suas inventos e expectativas não correspondem à realidade.
O termo amor ”platonicus” surgiu usado pela primeira sazão pelo filósofo neoplatônico florentino Marsilio Ficino neste século XV, diga um sinônimo de amor socrático.
A expressão viu o seu nome mudar graças à obra de Sr. William Davenant, ”Platonic Lovers” (Amantes Platônicos – 1636), onde o poeta inglês na eventualidade de porventura refere ao amor como é detalhado no Simpósio de Platão, que afirma pois que o amor é a raiz de todas as virtudes e também também da verdade.
Para o filósofo grego Platão, o amor era algo precipuamente puro bem como também desprovido de paixões, ao seco em pois que estas sarado essencialmente cegas, materiais, efêmeras e também falsas. O amor seria algum agente de transformação e também ordenação do mundo.
O conceito de amor ou paixão platônica de modo igual se relaciona com o mundo das ideias, artista por Platão. Tudo o que existe num mundo das sentidos é pleno e eterno, já em em o que que habita o mundo sensível é uma cópia imperfeita desse mundo das ideias.
Portanto, amor platônico, ou qualquer coisa platônica, na hipótese de refere a algo já em que é desse modo perfeito, eterno bem como também imutável, ainda assim que só existe em ideia.