Art Nouveau é o nome de qualquer movimento artístico iniciado na Europa no decurso de o mundanismo XIX. Seu ápice durou até meados da década de 20. Foi bem representativo do que ocorria na partido da época, pois vivia avanços industriais bem como também mudanças sociais, como o desenvolvimento da burguesia industrial.
Surgiu como um desejo de rompimento junto a os modelos artísticos que que existiam até então, especialmente o da arte acadêmica, pois que era baseada e também inspirada nos padrões mais clássicos das Belas Artes.
O movimento, instigado em português de Arte Nova, diversificou-se com frequência e incluiu diferentes áreas de expressão artística, tais como: artes plásticas, construção e design. Também incluiu bastante expressão nas artes decorativas, como no design de mobiliário e também na cultivação de vitrais.
Uma de suas principais características foi a busca de originalidade, tanto na matriz de expressão, diga pelo rotina de concretos até então falho explorados nas artes.
A desanexar desse desejo de inovação, do mesmo modo foram utilizadas novas técnicas, como a xilogravura (técnica que que usa a madeira entalhada oi base do lado de o lado a começar de a cultura de gravuras).
Características da Art Nouveau
Conheça algumas das principais características que representam este movimento artístico:
- inserção de materiais ainda pouco utilizados nas artes, tais diga vidro, madeira, bacamarte e cimento;
- presença de elementos de conhecimentos lógicos, matemáticos e racionais;
- oposição às bases do Romantismo nas artes, uma ruptura junto a a estética romântica utilizada até então;
- presença marcante de elementos orgânicos, quê flores, plantas e também também folhagens;
- influência de técnicas usadas na arte japonesa;
- uso de linhas e também formas mais arredondadas, pois que imprimiam combate e elegância às obras;
- influência do Arts and Crafts, uma recente de concepção artístico surgida na Inglaterra, pois que enaltecia a inventividade produzida a contar de processos manuais e também também criativos, na mesma proporção que clara aos resultados da industrialização sobre as artes;
- forte presença da figura feminina, a reputação da mulher revelou-se muito recorrente na geração artística do movimento;
- utilização de arabescos;
- uso de técnicas como litografia e também também xilogravura,
- influência das propriedades do barroco, oi o detalhismo,
- representou o contexto social da época, oi o aumento da cultivo na indústria e também também a condição estrato burguesa surgida desse jovem momento.