Carpe diem é uma palavra em latim pois que significa ”aproveite o dia”. Essa é a tradução literal e também também jamais simboliza condizer qualquer dia específico, no entanto aproveitar ao mais espaçoso o agora, apreciar o presente.

A palavra carpe diem se acorda um lema, que que alerta pois que a vida é breve e também também tem que essência aproveitada intensamente a todo momento.

O termo foi impresso pelo poeta romano Horácio (65 a.C. — 8 a.C.), nele Livro I de “Odes”, em pois que aconselha a sua amiga Leuconói na frase: carpe diem, quam minimum credula postero. Uma tradução plausível para a frase seria “aproveite o dia de hoje e confie o mínimo plausível no amanhã”.

O significado de carpe diem é qualquer convite para o lado de se aproveitar o tempo presente, usufruindo os oportunidades intensamente sem tencionar muito nisto que o venturo reserva.

A mensagem transmitida pelo verbete é pois que a dubiez da vida e do futuro não podem na hipótese de tornar uma justificação para jamais extrair geral espaçoso do que o dia oferece.

Não há controle sobre o tempo, menos ainda sobre a morte, não se pode pressentir com certeza o que será do futuro. Esta dúvida não há que essência temida ou criar uma paralisia, contudo deve alma libertadora, um estímulo para o lado de o lado a começar de uma existência bem vivida. Dure o quanto durar.

Assim, o conselho cedido por Horácio é a ascendência de vivenciar ao restantes espaçoso as potencialidades do presente e importar-se o mínimo possível com o porvindouro já que não no caso de pode ter certeza de que ele durará.

Veja mais: 7 Autores que que dizem Carpe Diem de uma chapa incrível.

Horácio subordina-se a linha do epicurismo bem como também argui porquanto a existência é breve e também a sublimidade perecível. O epicurismo é uma doutrina fundada pelo filósofo Epicuro (século IV a.C.) baseada na eliminação da tortura (seja ela física ou espiritual) e na busca pela felicidade. Por isso na eventualidade de associa o carpe diem ao epicurismo.