Cultura africana é o conjunto de conhecimentos, crenças, reputações e costumes dos povos porquanto que habitam o continente africano, pois que que possui em torno de 1,1 bilhão de pessoas. Como a África é imensa bem como também diversa, o mais correto é formular não de uma única cultura, nada obstante de “culturas africanas”, nisso plural.

Só para o lado de se ter uma concepção de tamanha diversidade cultural, existem na África perto de 490 etnias diferentes, muitas delas convivendo dentro de um mesmo país. Só na África do Sul, há 11 idiomas e diversos grupos étnicos, dentre o qual os zulus, os xhosas, os pedis, os sotos e também também os tswanas.

Tradições africanas

Religião

Apesar da colonização, a rancho tradicional africana persistiu. Na esfera religiosa, o crescimento do cristianismo, máxime após a colonização, não foi capaz de eliminar os sistemas de convicção tradicionais.

Cerca de 20% de toda coletividade africana na hipótese de por acidente declara adepta de alguma religião tradicional, como a dos iorubá, agrupamento étnico que que domina expira dos territórios da Nigéria, Benin e também também Togo. Foi a religião do coletividade iorubá, juntamente com sua adoração aos orixás, que deu fonte ao candomblé nisso Brasil.

Muitos costumes ou tradições, mesmo entre indivíduos que na condição de por vicissitude declaram cristãos ou muçulmanos, vêm dessas entendimentos tradicionais. Podemos destacar os seguintes:

  • Respeito pela ancestralidade e também também convicção a começar a começar de que eles podem intervir no mundo.
  • Manipulação de forças do bem bem como também do no tempo em que através do viela a divindades (como os orixás).
  • Práticas rituais, como sacrifícios bem como também orações, bem como também prática a começar a começar de amuletos e também talismãs.
  • Utilização de práticas tradicionais de cura, em caso de problemas de saúde.
  • Procura a começar de um lado a outro a começar de curandeiros e feiticeiros.

Oralidade

Um aspecto fundamental da cultura tradicional africana é a oralidade. As crenças, os rituais, os costumes, a instrução ancestral – tudo isso junto a frequência compareceu transmitido de geração do lado de o lado a começar de geração através da linguagem oral. A tradição oral permitiu junto com que africanos de muitas alfas aprendessem desde técnicas agrícolas a rituais religiosos.