Desmatamento, ou desflorestamento, é a retirada total ou parcial das árvores, florestas bem como também sobremaneira vegetações de uma região.

Há muitas processos para o desmatamento, entretanto, a maior quantidade dos casos acontece por questões econômicas, como a venda de madeira, utilização das terras para o lado de a agropecuária ou progresso urbano.

As resultados do desmatamento acontecem em múltiplas escalas, porém de molde geral, acaba pelo interior de contribuir para o lado de o lado a começar de a extinção de espécies de animais e também também plantas, para o lado de a decréscimo da qualidade de vida da povo local e também também do lado de o desequilíbrio das temperaturas climáticas.

Causas do desmatamento

Entre os motivos pois que levam ao desmatamento de uma determinada área está o fator econômico, pois que existem madeiras de extremo valor comercial, exploradas de modo inconsequente, sem haver reflorestamento.

A utilização do solo para o lado de a rancho e agricultura também é qualquer exemplo pois impulsiona a vezo do desmatamento por entre agricultores de pequeno, meão e imenso porte.

Outra atividade que promove o desmatamento é a mineração, além da constituição de barragens hidrelétricas, responsáveis pela destruição de grandes territórios de vegetação natural.

A urbanização e também também progressão das cidades produz com pois que que grandes áreas verdes sejam desmatadas. A necessidade de crescer os polos industriais, de construir novos condomínios residenciais e estradas para acompanhar o aumento demográfico, também ajuda nesse processo de desmatamento.