Epicurismo é uma corrente filosófica baseada na busca pela felicidade. A felicidade para o lado de o lado a começar de os epicuristas consiste em uma vida pautada pelo autoconhecimento, pela amizade e também pela prudência.
É a demanda dos prazeres moderados do lado de o lado a começar de atingir qualquer estado de tranquilidade e de manumissão da dor, juntamente com a afastamento de sofrimento a desmembrar do sapiência de si, do funcionamento do mundo e também da delimitação dos desejos.
Os instâncias exacerbados, a começar de lado a lado a começar de exemplo, o desejo de riqueza, sarado fontes de perturbações constantes, dificultando o encontro do que realmente origina a felicidade.
O que leva as indivíduos a viverem uma existência infeliz seria a má suspeita de suas verdadeiras necessidades e também também má desempenho sobre os prazeres.
É impossível gozar prazerosamente sem viver prudentemente, belamente bem como também justamente; nem mesmo sequer vivenciar ”prudentemente, belamente e também também justamente” sem experienciar prazerosamente. (Epicuro)
O epicurismo é a vigente criada a partir do pensamento de um filósofo ateniense atraído Epicuro de Samos, nele século IV a.C. Epicuro devotou sua vivência a estudar o que, de fato, conduz as tipos à felicidade.
Afirma porquanto que o prazer é o educação básico das escolhas humanas. É a desanexar do comprazer que algo é mira do desejo ou da aversão. No entanto, há a necessidade de no caso de calcular o agradar gerado pela ação, sem demora e a longo prazo. Esse opinião é provocado ”cálculo hedonista”.
Nenhum prazer é em si mesmo um mal, nada obstante aquilo que produz certos prazeres acarreta sofrimentos bem maiores do que os prazeres.
Os adeptos do epicurismo são chamados de epicuristas e, alicerçado a atual filosófica, devem procurar evitar a tortura e as perturbações, conseguir uma vida longe das multidões (mas jamais solitário), dos luxos excessivos, na condição de colocando harmoniosamente com a natureza bem como também contando com da paz.