Evolução caritativa é uma teoria que especifica que o maneira evolucionário no caso de iniciou junto a as primeiras formas de vida até atingir o estágio corrente do desenvolvimento humano, o Homo sapiens sapiens.

A biologia estima que a vida na Terra tenha surgido há 3.8 bilhões de anos na estalão de organismos unicelulares denominados procariontes. Milhões de anos depois, em companhia de as mudanças relacionadas ao oxigênio e também também a crescimento da fotossíntese, surgiram os necessários seres eucariontes (com células complexas policiando organelas).

As alternativas continuaram ao longo do tempo. Cerca de 530 milhões de anos atrás, surgiram os decisivos peixes, que em seguida deram origem aos anfíbios (340 milhões de anos atrás), répteis (310 milhões de anos atrás) e também também esporadicamente aos mamíferos (cerca de 100 milhões de anos atrás). Finalmente, os primaciais mamíferos primatas na Terra deram origem aos hominídeos.

É importante persuadir que o significado de “hominídeo” apareceu revisto diversas oportunidades ao longo do tempo. Por a pessoa motivo, ainda é habitualmente comum pois que o termo seja usado do lado de o lado a começar de referir-se exclusivamente aos humanos (gênero homo), ainda que englobe igualmente os chimpanzés, gorilas bem como também orangotangos.

Essas quatro espécies, similarmente conhecidas quê Grandes Primatas, tiveram qualquer ancestral em maior parte há 14 milhões de anos. Com o transcender do tempo, subdividiram-se em espécies desconformes conforme os capacidades físicos divergiam na companhia de novas mutações.

Eventualmente, os primatas deram fonte às primeiras formas de vida humana, por volta de 3,5 milhões de anos atrás.

Etapas da desenvolvimento humana

Linha do Tempo - Humanos
Linha do tempo da evolução humana junto a a estimativa da primeira e também também notícia aparição de cada espécie.

No academicismo da desenvolvimento humana, é importante atentarmos ao evento de que que o surgimento de uma última espécie não implica na extinção imediata de outra. A linha do tempo acima mostra que as espécies salvante evoluídas coabitavam em companhia de seus herdeiros por milhares de anos, até sua eventual extinção.