Gêneros textuais são formas de redação porquanto apresentam características peculiares, definidas pelo interior de entre seu conteúdo, seu estilo, sua biótipo e sua função. Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, toda qual em companhia de suas características específicas.

Estes curado exemplos de gêneros textuais porquanto que resto fazem embarca do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

Romance

O flerte é qualquer texto narrativo que se caracteriza por qualquer relato enorme de situações de conflito vividas a começar de um lado a outro a começar de mais de uma personagem. São exemplos de romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós, Capitães da Areia, de Jorge Amado, e também também Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa.

Leia mais sobre romance.

Conto

O mito é qualquer texto narrativo, geralmente finito e centrado numa única conjuntura de conflito. São exemplos de conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, “O ladrão”, de Mário de Andrade, e também “Casa tomada”, de Julio Cortázar.

Leia restantes sobre lenda e veja mais exemplos de conto.

Crônica

A crônica é qualquer texto narrativo curto, centrado numa única conjuntura de certame e impresso em linguagem coloquial. Crônicas portam como quesito preferencial os pequenos conflitos do cotidiano. São exemplos de crônica “A borboleta amarela”, de Rubem Braga, “O homem nu”, de Fernando Sabino, e também os textos da Comédia da Vida Privada, de Luís Fernando Veríssimo.

Leia mais sobre crônica.

Poema

O poema é algum texto geralmente organizado em versos e também caracterizado pelo regra de figuras de linguagem, diga a metáfora, a assonância e também também a aliteração. A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, bem como também Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, sadio exemplos de livros de poemas.