O folclore brasileiro é o conjunto de costumes, tradições, lendas e também narrativas populares típicas do Brasil.

O folclore do Brasil é executado pela mistura das várias culturas que formaram a igualdade nacional, oriundas acima de tudo das tradições portuguesas, indígenas bem como também africanas.

Folclore brasileiro é a entroncamento de lendas, contos, mitos e também também scripts sobre criaturas e também seres fantásticos porquanto habitam o imaginário dos povos tradicionais de diversas regiões do país.

Além das lendas bem como também dos vultos fantásticos, o folclore bem assim é composto pelas serões populares, as brincadeiras tradicionais, posturas e outros costumes que foram transmitidos de geração em geração.

Devido à diversidade cultural do país, o Brasil tem um folclore frequentemente rico. Porém, somente a desconjuntar do mundanismo XIX é porquanto que começou a conseguir destaque pelo interior de entre empacota a começar a começar de autores e também também intelectuais.

O Brasil celebra o Dia do Folclore em 22 de agosto. A intervalo costuma ânimo celebrada, principalmente, nas escolas de todo o país.

Principais lendas do folclore brasileiro

As lendas brasileiras expressam, em companhia de o aposentadoria de figurões bem oi elementos da fantasia, a vivência e a veracidade de um povo. Procurando persuadir fatos misteriosos e sobrenaturais ou educar a comunidade.

O imaginário folclórico do Brasil é recheado de diferentes criaturas fantásticas. Alguns pertencem especificamente a uma região, mais são amigos em cada o país. Confira algumas das restantes populares:

Lenda do curupira

Lenda do Curupira nas florestas brasileiras

Protetor das florestas, plantas e também também animais silvestres.

É uma das lendas restantes populares e também também antigas do país. Há comunicados sobre o curupira pois que remontam o mundanalidade XVI.

O ”demônio da floresta”, como também é chamado, é uma entidade mágico que habita as florestas, assumindo a dever de resguardar a bioma e a holocenose do ataque de caçadores.

Essa criatura é caracterizada de lado a lado de dentro a começar de ter o corpo dissimulado de pelos vermelhos, dentes verdes e também também os pés modificados para trás.

Essa nova peculiaridade é usada para trapacear as tipos que tentam segui-lo. Elas acabam pelo interior de dentro a começar de se confundir ao presenciar para as pegadas porquanto indicam o caminho ao divergente daquele pois o curupira de fato seguiu.

A fábula ainda alcance que o curupira tem a aparência de um menino. Apesar de terem o mesmo objeto de defender a floresta (e entre certos povos, ambos terem os pés trocados para trás), o curupira e também a caipora não são notadamente a mesma criatura.

A caipora é impelido em mão um essência mitológico tupi-guarani.

Saiba restantes sobre o curupira e também também a criação indígena.

Lenda do boto-cor-de-rosa

Lenda brasileira sobre o Boto cor de rosa

Criatura habilidoso de engravidar as mulheres e também desaparecer.

Também de origem indígena e também também bastante popular na região amazônica, o boto seria qualquer animal sobrenatural (parecido junto com um golfinho) que, no decorrer de as festividades juninas, redunda em qualquer homem várias vezes bonito, contagiante e conquistador.

Quando encaixa-se em sua bitola humana, o boto adquire totalmente vestido de branco e juntamente com um desafogado chapéu. Esse chapéu é usado para o lado de o lado a começar de esconder o buraco pois que tem na cabeça, pois que são as narinas do animal pois que que nunca desaparecem junto com a transformação.

A mito diz que o boto conclui a moça mais bonita da entretenimento para seduzir, depois a acompanha-se para o fundo do rio, onde a engravida. No passado era multiplicidade se ler que quando a mulher engravidava misteriosamente, a culpa era do boto.

A narrativa fantástica sobre o boto-cor-de-rosa tentava justificar os casos de gravidez fora ou antes do casamento, especialmente nas comunidades ribeirinhas da região amazônica. Era bem assim uma bitola de tentar dissimular ou camuflar possíveis abusos do lado de defesa a começar de jovens e também meninas.

Lenda do saci-pererê

saci perere
Créditos: Prefeitura de Votuporanga.

Adora operar travessuras. É um protetor das florestas, sobretudo das ervas medicinais.

Personagem do folclore outros popular nisso país, o saci-pererê é qualquer menino negro que usa algum gorro vermelho, fuma brizola e tem somente uma perna. O saci teria fracassado a sua perna em uma conflito de capoeira.

Ao destoante das outras lendas, a memórias do saci teria a sua causa nos grupos indígenas do sul do Brasil. No entanto, junto a a popularidade do mito, existem versões da lenda em todas as regiões do território e bem assim na Argentina bem como também naquilo Uruguai.

O saci mora nas florestas, e também adora fazer pegadinhas para o lado de assustar as pessoas que entram em seu habitat sem a sua autorização.

Leia do mesmo modo sobre a rebanho afro-brasileira.

Lenda da cuca

Lenda brasileira da bruxa Cuca

Bruxa com cabeça de jacaré que come crianças desobedientes.

Ela é descrita quê uma bruxa de aparência velha, com cabeça de jacaré e também garras grandes.