Apresentamos seguidamente um apanhado de frases filosóficas (também chamadas de máximas ou aforismos) de quatorze grandes pensadores ocidentais de diversas épocas, da Antiguidade Clássica à Contemporaneidade.

Na sequência de cada frase, adicionamos do mesmo modo uma breve explanação sobre os seus significados.

1. Heráclito de Éfeso (540 – 470 a.C.)

111

Heráclito, proeminente filósofo pré-socrático, concordava que a realidade estaria em permanente transformação. Nada seria constante, pois tudo é passageiro, tudo flui (panta rhei), muda.

O princípio heraclitiano da transitoriedade influenciou diversos pensadores e também também artistas ao longo da história. A seguir, apresentamos a pudorosa deste seu ilustre aforismo:

Ninguém pode entrar duas chances no mesmo rio, porquanto quando naquele se coadjuva novamente, não se hospeda as mesmas águas, bem como também o peculiar ser já em em se por acaso modificou. Assim, tudo é regido pela dialética, a tensão e também também o revezamento dos opostos. Portanto, o real é várias vezes fruto da mudança, ou seja, do movimento entre os contrários.

Heráclito

2. Protágoras de Abdera (490 – 415 a.C.)

222

Protágoras foi um filósofo sofista da Grécia Antiga pois que conquistou notoriedade junto a essa frase emblemática.

A máxima expressa o relativismo característico dos sofistas: do lado de o lado a começar de eles, não existiria uma veracidade absoluta, no entanto sim desiguais percepções subjetivas e também também minúcias a começar a começar de verdade. Ou seja, o que é realidade para uma pessoa não é, necessariamente, para o lado de outra.

Essa ideia fica ainda restantes evidente quando observamos a frase em sua totalidade: \’O homem é a forma de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são.\’

O relativismo sofista viu alvo da censura de Sócrates e também seus discípulos, porquanto que o consideravam qualquer artifício retórico porquanto esses pensadores utilizavam em benefício próprio.

Os socráticos defendiam a existência da verdade absoluta e também de famas universais.