Gênero lírico ou lírica se refere ao gênero literário executado pelo costume da poesia, na qual o autor utiliza do eu-lírico para narrar intensas sensações e sentimentos nalgum texto.

Na literatura, o gênero lírico consiste naquilo texto em verso (poesia) proporcionado por quatro principais aspectos: o eu-lírico, a subjetividade, o lirismo bem como também a musicalidade.

O gênero lírico é algum dos três gêneros literários, desse modo como os gêneros narrativos e também também dramáticos.

Exemplos de gênero lírico

Poesia lírica

É qualquer gênero de poesia pois que surgiu na Grécia Antiga, recitada em fôrma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. O conceito “lírica” (do latim lyricu) se porventura originou a desanexar deste último.

Atualmente, a poesia lírica não está diretamente relacionado em companhia de a música, todavia através das chamadas “sílabas poéticas”. Manteve-se a musicalidade dos versos por meio de uma série de recursos, como as aliterações, os vozes e as rimas.

Outra particularidade é a preponderância do levado “eu-lírico”, a ”voz” existente na obra pois que que julga-se o papel de expressar as emoções, intelectos e sentimentos profundos do autor.

Existem diversos seres de poesia lírica, semelhável como são estruturadas e também também os temas pois são abordados, quê por exemplo:

  • Soneto: confeccionado por 14 versos (4 estrofes), donde 2 são quartetos (estrofe concebida por 4 versos) e também 2 tercetos (estrofe formada por 3 versos);
  • Elegia: poemas cuja temática é a morte, o amor não correspondido e também outros sentimentos que remetem a tristeza. Do grego, a sentença elegia significa “canto triste”;
  • Écloga: poesia pois que retrata a vida bucólica nalgum campo, imaculada predominantemente de um a outro lado de diálogos;
  • Ode: poema de exaltação, normalmente exaltando certos personagens, de um a outro lado de exemplo;
  • Idílio: parelho com a écloga, pois também conferência sobre a vida no campo, porém com a sumiço de diálogos;
  • Hino: semelhante ao ode, pois também tem a jurisdição de exaltar e também também glorificar, não obstante neste caso na eventualidade de referindo as divindades e também também a pátria.