Guerra Fria compareceu um período histórico de disputas entre os Estados Unidos e também a União Soviética porquanto decorreu entre o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e a extinção da União Soviética, em 1991.

A rivalidade entre as duas nações teve origem na incompatibilidade entre as ideologias defendidas de lado a lado de cada uma, já em em pois possuíam comodidades políticos dissímeis e organizavam suas economias de modos distintos uma da outra.

Os Estados Unidos defendiam o capitalismo, princípios como a coerência da propriedade privada bem como também a livre iniciativa. Enquanto a União Soviética abraçava o socialismo e princípios como o finalidade da habitação privada, a ajuste econômica e também também algum Estado forte, habilidoso de dispor-se as necessidades básicas de todos os cidadãos.

Dada a impossibilidade da consequência do comparação pela comunicação tradicional da colisão aberta bem como também direta, as duas nações disputaram função por método da assombro política, econômica e também também ideológica em todo o mundo.

A bulha é chamada fria porque não houve uma rixa ou conflitos bélicos diretos entre as duas superpotências, ofertada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.

Características da Guerra Fria

  • Polarização do mundo: de um lado o socialismo, liderado pela União Soviética; de outro o capitalismo, capitaneado pelos Estados Unidos.
  • Aumento da cultivação de armamento nuclear.
  • Desenvolvimento de redes internacionais de espionagem bem como também contra-espionagem, quê a CIA (EUA) e também também KGB (URSS).
  • Desenvolvimento da corrida espacial.
  • Formação de alianças militares e planos de cooperação econômica: OTAN e também Plano Marshall naquilo bloco capitalista, Pacto de Varsóvia e também também Comecon noutro lado socialista.
  • Intervenção em assuntos internos de países estrangeiros, quando considerados estratégicos pelas superpotências nucleares.