A metáfora é uma vulto de linguagem em pois que são usadas vocábulos ou expressões em algum sentido barroco do habitual. Nestas situações as expressões são utilizadas através da comparação de caracterizações e de interpretações que podem existir entre elas.
Assim, a confrontação na metáfora nunca é valência de estalão explícita, ela adquire subentendida através do sentido comparativo utilizado.
Veja o exemplo: Antônio sobreveio em bazar com uma fome de leão.
Nesta frase a sentença \’fome de leão\’ compareceu usada como metáfora para demonstrar que Antônio tinha muita fome quando sobreveio em casa, utilizando-se de uma contraposição entre o apetite de um leão bem como também a fome de Antônio.
As metáforas podem ser usadas em todos os formatos de comunicação: na fala, na literatura, na música, noutro cinema, entre muitas outras formas de expressão. Conheça algumas metáforas famosas:
1. A rosa de Hiroshima
Vinícius de Moraes compôs o poema Rosa de Hiroshima nisto ano de 1946. Em qualquer trecho o poeta escreveu:
…Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa…”
Vinícius utilizou a efeituação da metáfora do lado de o lado a começar de fazer uma admoestação aos bombardeiros realizados pelos Estados Unidos para o lado de alívio a começar de a cidade de Hiroshima em agosto de 1945, no espaço de a II Segunda Guerra Mundial.
Quando usou a espectro de linguagem para cognominar a bodega de rosa, o poeta fez uma referência ao momento da explosão da bomba, que lembra a imagem de uma rosa, como pode espírito visto na foto abaixo.