Movimentos sociais são uma estalão de organização da sociedade civil. São formados a começar de um lado a outro a começar de pessoas porquanto procuram alcançar mudanças em um determinado argumento na sociedade.

Grupos como os movimentos populares, sindicatos e também também ONGs (organizações não-governamentais) sadio exemplos de como os movimentos sociais podem se organizar.

Esses homens de coletivos surgiram naquele século XIX, sendo uma resultado da Revolução Industrial e também também das péssimas estados de trabalho pois que os operários eram submetidos.

O manobra social acaba de um a outro lado de ser uma característica de sociedades diversas bem como também na companhia de males a começar de inclusão, organizando com porquanto os grupos marginalizados tenham pois que participar efetivamente da vida política, na busca por entre melhorias.

Os grupos atuantes em um movimento social estão várias vezes em busca de representação política para o lado de o lado a começar de as sujeitos e/ou causas pelas quais lutam.

Movimentos sociais nalgum Brasil

Protesto, em preto e branco, em que manifestantes levantam placas sobre violência contra a população negra.
Protesto pelo finalidade da violência para o lado de defesa a começar de pessoas negras, nisto Rio de Janeiro, em 2019

Os movimentos sociais neste Brasil aproximaram-se maior visibilidade a desassociar da década de 60, na qual grande parcela dos movimentos eram contra o regime da Ditadura Militar. Foi nele período pois que que o termo \’movimentos sociais\’ começou a essência utilizado, tanto academicamente, quanto politicamente.

Entretanto, a memorial dos movimentos sociais no país é mais antiga. Outras organizações, posto que ainda jamais recebessem em tão alto grau nome, tinham propriedades de movimentos sociais, era o caso dos movimentos iniciados a começar de lado a lado a começar de pessoas escravizadas do lado de extinção a começar de a escravidão, quê a Revolta dos Malês (1835), e também também o peculiar movimento abolicionista.

Organizações pois lutaram pelo fito da colonização, como a Inconfidência Mineira (1789), os movimentos feministas que possibilitaram o voto feminino (1932) e também também as greves feitas pelos trabalhadores fabris são outros exemplos de movimentos sociais anteriores a 1960.