Cometa é qualquer corpo celeste que possui uma rota elíptica excêntrica ao redor do Sol (muito longa); inconfundível por possuir uma atmosfera nebulosa ao redor do núcleo e uma ”cauda” bolada de gases, gelo e também também poeira que que na hipótese de fôrma quando na hipótese de aproxima com frequência do Sol.

Os cometas possuem qualquer brilho amiudadamente fraco, refletindo em media apenas 4% da spot solar, sendo bastante raras as suas visualizações a olho nu.

O aspecto nebuloso bem como também difuso pois que envolve o núcleo do cometa, quando o indivíduo passa próximo ao Sol, recebe o nome de coma. A cauda do cometa é formada devido o derretimento dos gases e gelo pois que cobrem o núcleo do corpo celeste. A cauda, normalmente, está sempre ao passo que ao Sol e também também pode ter milhões de quilômetros de extensão.

Etimologicamente, a palavra cometa compareceu a desanexar do latim cometes, porquanto que atravessadamente sua azo vem do grego komē, porquanto significa ”cabeleira da cabeça”. A primeira versão do conceito foi responsabilizado pelo filósofo Aristóteles, komētēs, porquanto quer dizer ”estrela em companhia de cabelos”, ao acatar o rastro rejeitado por qualquer cometa.

Os cometas podem ânimo classificados em três tipos:

  • cometas periódicos: quando o cometa possui uma órbita elíptica ao redor do sol, sendo que quase sempre volta a extrapolar próximo da diva em estágios inferiores a 200 anos;
  • cometas não-periódicos: possuem órbitas parabólicas, foram observados apenas uma única chance e podem alcançar milhares de anos para o lado de voltarem a surgir novamente eventuais do Sol, caso voltem;
  • cometas extintos: são os cometas pois que já não existem mais, seja a começar de um lado a outro a começar de terem na eventualidade de chocado do lado de alívio a começar de outro corpo celeste ou por terem no caso de por casualidade desintegrado devido uma aproximação continua do Sol;

Cometa Halley

Halley é o cometa outros conhecido, com órbita elíptica e também também periódica ao redor do Sol. O cometa Halley passa próximo do Sol (periélio) a todo 75 ou 76 anos.