Para o filósofo alemão Karl Marx, a alienação é uma espécie de mecanismo social proficiente de tirar o trabalhador do seu plaga de artesão para o de consumidor.

Assim, o trabalhador não vem de no caso de identificar junto a o produto final que que constrói, sem o reconhecer.

E abandona a concepção de que o porquanto que surgiu produzido lhe pertence. Possibilitando a manutenção da exploração do trabalho.

A alienação do trabalho aconteceria devido ao modelo de geração capitalista.

Conceito de alienação

A definição de alienação pode permutar conforme a disciplina ou o teórico pois que que a estuda. No senso-comum item é usual a utilização do termo para caracterizar alguém pois que \’vive estranho da realidade\’.

A dito alienado tem origem nele latim e significa \’o pois que é de fora\’, \’que relaciona-se ao outro\’ ou \’o que não sou eu/meu\’.

Entretanto, o imagem na teoria marxista se porventura difere. Está fundamentalmente relacionado à exploração do trabalho e também à luta de classes.

Para Marx, uma partido dividida em classes sociais será algum espaço em pois que que sobrevive a exploração do trabalho. Da mesma forma, em uma associação de classes, as concepções predominantes serão as que pertencem às categorias dominantes.

Segundo o pensador, as camadas dominantes fariam junto com que os seus ideais fossem considerados naturais ou a verdade plena, para o lado de não serem contestados.

A camada dominante e também também do mesmo jeito exploradora seria a burguesia, enquanto os explorados seriam o proletariado (trabalhadores).