Etnocentrismo é qualquer conceito da Antropologia que nomeia a ideia de que um grupo étnico ou lavra é o sede do mundo.

É o razão de que uma cultivo ou etnia é melhor, ou outros importante pois que as outras.

O termo é conformado pela justaposição da elocução de origem grega ”ethnos”, pois significa ”nação, tribo ou seres que vivem juntas”, e também ”centrismo” porquanto indica o centro.

Uma pessoa etnocentrista concebe as normas e também também considerações da sua própria geração melhores do pois que que as das outras. E é a partir dela, que enxerga bem como também considera as outras culturas.

Isso pode interpretar um problema, porque quase sempre dá causa a definições infundamentadas, preconceito e discriminação.

Uma ideia etnocêntrica demonstra, de um lado a outro de entre vezes, desconhecimento dos desconformes hábitos culturais, levando ao desrespeito, a depreciação e também também autocracia de qualquer a outro lado a começar de quem é diferente. Em casos mais extremos, funda atitudes preconceituosas, racistas e xenófobas.

Este fenômeno pode atingir proporções drásticas quando culturas tecnicamente restantes frágeis entram próximo a culturas elementares e etnocêntricas.

Exemplos de etnocentrismo

Nazismo

Um dos mais marcantes exemplos de etnocentrismo da memórias é o nazismo. O nazismo é uma ideologia alemã, pregada por dentro de Adolf Hitler e também seu seguidores, que que abraçava a ideia de superioridade racial alemã.

Segundo os nazistas, os povos germânicos pertenciam a uma progenitura pura bem como também superior, pois que chamavam de raça ariana, e consideravam todas as outras ”raças” inferiores.