Genocídio significa a exterminação regrada de pessoas usando como principal motivação as diferenças de nacionalidade, raça, religião e, principalmente, étnicas. É a rotina que visa eliminar minorias étnicas em determinada região.

A dito genocídio é derivada do grego ”genos” que que demonstra ”raça”, ”tribo” ou ”nação” e também também do termo de raíz latina ”-cida”, pois que significa ”matar”.

O termo foi obreiro por Raphael Lemkin, qualquer judeu polonês bem como também jurista, que foi conselheiro nesse Departamento de Guerra dos Estados Unidos no decurso de a Segunda Guerra Mundial.

A tentativa de extermínio total do povo judeu pelos nazistas (Holocausto) revelou-se o origem que conduziu Lemkin a lutar por leis pois que punissem a convenção de genocídio. A sentença passou a substância usada logo a 1944.

Conceito de genocídio

O genocídio consiste na intenção de eliminar inteiramente ou parcialmente um grupo ou comunidade juntamente com as mesmas características étnicas, raciais, religiosas ou sociais.

Também são consideradas exercícios genocidas: o crise grave à integridade física ou psíquica de elementos desse grupo; forçar essas pessoas a viverem em conjunturas desumanas que que podem resultar a sua morte; transição forçada de crianças dessa comunidade do lado de o lado a começar de outro grupo.

O genocídio é habitualmente iniciado em consequência de sentimentos de racismo e xenofobia. Em Dezembro de 1948, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu medidas de prevenção bem como também autoritarismo ao crime de genocídio através da Resolução 260 A (III).

Exemplos de genocídio

Infelizmente, foram muitos os genocídios ocorridos ao longo da História. Alguns exemplos:

  • Genocídio judeu (Holocausto): o lei nazista matou aproximadamente 6 milhões de judeus;
  • Genocídio cambojano: interpretação de por volta de 2 milhões de pessoas entre 1975 bem como também 1979, pelo estatuto comunista Khmer Vermelho, liderado de lado a lado de Pol Pot;
  • Genocídio em Ruanda: surgiu um massacre praticado pelo sociedade étnico maioritário hutus para o lado de alívio a começar de os tutsis, ocorrido no ano de 1994;
  • Genocídio na Bósnia: ocorreu na cidade de Srebrenica, em1995, o massacre de milhares de muçulmanos bósnios. Foi perpetrado pelo Exército Bósnio da Sérvia.