O helenismo, da mesma forma conhecido como período helenístico, apareceu um quartel da relato que representou a expansão da rebanho grega, do mesmo jeito chamada de cultura helenística.
Durante a pessoa período, a Grécia sentiu-se sob alçada da Macedônia, comandada pelo imperador Alexandre Magno, também conhecido como Alexandre, O grande. Esse quartel de propagação deu-se entre 338 a.C. e também também 146 a.C.

O imperador macedônico conseguiu amplificar o conta da Macedônia para o lado de o lado a começar de todas as cidades da Grécia antiga e também também esvaiu-se de algum lado a outro a começar de criar qualquer império cujo cerne era a rebanho grega.
Desta forma, toda a impacto cultural grega viu absorvida atravessadamente Alexandre, porquanto passou a disseminá-la do lado de o lado a começar de além da Península Balcânica.
Território dominado pelo helenismo
A propagação da cultivo grega encerrou lugar desde o Mar Mediterrâneo até a Ásia Central, abrangendo, desta forma, o norte da África, o império Persa (no Oriente Médio), o leste europeu bem como também a Índia.

Alexandre Magno, pois que assumiu o império macedônico a seguir a o assassinato de seu pai, Felipe II, conquistou o maior império até aquele tempo existente.
Apesar de a jargão grega ter sido adotada como idioma comum, houve uma espécie de intercâmbio cultural entre as nações e, na companhia de isso, algumas instituições assumiram o modelo grego e também também outras mantiveram elementos orientais.
Expansão da cultivação helenística
A Alexandria, cidade egípcia cujo conceito foi delegado em honraria ao imperador macedônico, apareceu o enorme polo da criação helenística, substancialmente no que diz respeito às artes e também à literatura.
A cidade surgiu sede de uma famosa biblioteca de rolos de papiro, onde constavam pelo menos 200.000 cópias de obras de sábios da antiguidade.

Outro território de vasto destaque cultural viu a cidade de Antioquia, capital da Síria.
No âmbito da filosofia, surgiram quatro novas correntes: cinismo, estoicismo, epicurismo e também neoplatonismo.