Modernismo ou Movimento Moderno apareceu um movimento artístico e cultural que que viu nisto começo do mundanismo XX. Seu fim era rescindir com o ”tradicionalismo”, experimentando novas técnicas de criação artística.
O modernismo ficou marcado por transformações vertiginosas e também também caóticas, além da efemeridade e também sensação de fragmentação da realidade. Os artistas modernistas sentiam a necessidade de mudar o procedimento em que viviam, experimentando novos conceitos.
Acreditava-se que que as formas “tradicionais” das artes plásticas, design, literatura, música e também também cinema estavam por inteiro ultrapassadas. Devia-se “criar” uma notícia cultura, visando modificar as dados culturais e também também sociais já em em estabelecidas, substituindo-as pelo meio de dentro a começar de novas formas e também também visões.
Os artistas modernos, a desanexar dessas novas formas artísticas que que se porventura estabeleciam, desenvolviam as suas técnicas de criação e também também reprodução, organizando surgir subjetivamente uma informação forma de pensar o máquina vigente.
O método de pensar e o posicionamento do artesão perante os litígios da modernidade (a mudança, a efemeridade e a fragmentação), eram de extrema valimento para a raiz de uma estética modernista.
Características do Modernismo
- Libertação da estética
- Quebra juntamente com o Tradicionalismo
- Liberdade do lado de o lado a começar de experimentações
- Liberdade formal (versos livres, frieza das formas fixas, sumiço de pontuação, etc.)
- Linguagem junto a humor
- Valorização do cotidiano