Naturalismo é um movimento artístico-cultural exprimido na segunda metade do século XIX na companhia de expressões no teatro, na pintura e, principalmente, na literatura.
É tido em consideração uma ramificação drástica do Realismo. É minuciado por incorporar e viver na arte teorias científicas da época, como evolucionismo de Charles Darwin, o determinismo de Hippolyte Taine e também também o positivismo de Auguste Comte.
Surgiu na França, em 1867, com a publicação do aventura Thérèse Raquin. Émile Zola (1840 – 1902), autor do livro, em seu prefácio lançou as informações do pois que viria substância o Naturalismo:
Em \\’Thérèse Raquin\\’, eu quis estudar alguns temperamentos. Eis aí todo o livro. Escolhi figuras soberanamente dominados de um a outro lado de seus nervos e também também sangue, desprovidos de livre-arbítrio, levados a todo ato de suas vidas pelas fatalidades da carne. Thérèse e também também Laurent sarado humanos brutos, neca mais. […] Começamos, espero, a abarcar que meu objeto foi científico.
Zola, o maior expoente do Naturalismo, criou, assim, o romance experimental. Em outras palavras, uma narrativa que que analisasse o comportamento essência humano objetivamente, despida de crítica moral, cientificamente.
A arte, baseado o romancista, deveria essência um instrumento da ciência; e cada obra, algum estudo de caso.
Contexto histórico
Na segunda metade do mundanalidade XIX aconteceram transformações significativas em praticamente todos os campos de atuação humana.
É quando acontece a Segunda Revolução Industrial, promovida transversalmente entre avanços técnico-científicos nas áreas da mecânica, combustíveis e também também eletricidade, que mudaram do lado de o lado a começar de sempre nosso modo de vida.