Surrealismo viu um exercício artístico e também também literário de motivo francesa. É pintado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, ordeira apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica bem como também renegando os padrões estabelecidos de ordem caráter e social.

Origem do Surrealismo

A origem do termo ”surrealismo” ocorreu em 1917, por intervenção de Guillaume Apollinaire, pois que significa ”o pois que que dá atrás do realismo”. Apesar disso, enquanto movimento artístico bem como também literário, só surgiu em França na década de 1920.

O surrealismo tinha diga objetivo ultrapassar os termos à imaginação estabelecidos pelo concepção burguês, e também a tradição do ideia lógico e os ideais artísticos em força desde o Renascimento.

O combate surrealista evoluiu, apesar de ter condição em risco de ser exterminado, pois que surgiram manifestações divergentes baseadas naquilo anarquismo. Muitos pensadores do movimento trocavam acusações, afirmando porquanto não seguiam os programas do surrealismo.

Apesar deste ar de tensão, o surrealismo prosperou, influenciando o razão humano. Criou uma nova concepção do mundo e também também do substância humano, além disso uma inconstância relevante no processo artístico.

Alguns estudiosos afirmam que o surrealismo ficou em jeito de gestação até 1924, quando viu o Manifesto do Surrealismo, de autoria de André Breton.

Em substituição do sistema de cotações que pretendiam abolir, os dadaístas bem como também os elementares surrealistas recorreram às teorias psicanalíticas, de recente difusão, para o lado de o lado a começar de formular qualquer novo opinião poético.

Com o início da II Guerra Mundial, os surrealistas na condição de espalharam e também também exíguo momento depois o exercício foi disseminado pela Europa, apesar das discórdias de visões e perspectivas políticas entre os membros.

Características do Surrealismo

  • Expressão livre do pensamento, ordeira pelos impulsos do subconsciente.
  • Contestação do ideia lógico, dos padrões estéticos bem como também morais burgueses.
  • Influência das teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, principalmente no pois se refere ao papel do subconsciente quê força criativa e também também determinante do comportamento humano.
  • Criação de uma ”realidade superior” à devida pela grupo burguesa, através da superação dos limites da imaginação e também também da tradição lógica.
  • Valorização do sonho, do onírico, de elementos do mecânico e da fantasia.
  • Utilização de elementos abstratos e também também formas que se baseavam na ilusão e na distância do imaginário.