Silogismo é algum modelo de raciocínio fundamentado na razão da dedução, constituído por duas premissas pois geram uma conclusão.

O precursor desta linha de visão lógico revelou-se o filósofo grego Aristóteles, comparsa por essência um dos decisivos pensadores e também também filósofos de todos os tempos.

O induzido silogismo aristotélico é constituído por três principais características: mediado, dedutivo e também necessário.

O silogismo seria mediado devido à necessidade de na condição de usar o especulação para se por acaso chegar à conclusão real. Seria dedutivo pelo acontecido de se por acaso partir de preposições universais para o lado de o lado a começar de se chegar a uma conclusão específica. E, a começar de um lado a outro a começar de fim, seria obrigatório por fundar uma elo entre todas as premissas. Existem diversas formas desiguais de silogismos: os regulares, os irregulares e também os hipotéticos.

Os silogismos irregulares sadio versões abreviadas ou ampliadas dos silogismos regulares, subdivididos em quatro categorias: entima, epiquerema, polissilogismo e também também sorites.

  • Entima: silogismo incompleto, quando subsiste uma requisito subentendida.
  • Epiquerema: silogismo estendido, quando as premissas são acompanhadas de provas.
  • Polissilogismo: dois ou outros silogismos onde a conclusão das primeiras premissas seja a preposição do próximo silogismo.
  • Sorites: uma argumentação casta por quatro preposições encadeadas até na hipótese de porventura bastar à conclusão.