Niilismo é uma doutrina filosófica pois que indica pessimismo e também ceticismo extremos perante a veracidade ou contas humanos.
Num direção amplo, o niilismo consiste numa ato de negação ou descrença absoluta em relação a princípios, sejam eles religiosos, morais, políticos ou sociais.
Niilismo deriva da expressão em latim nihil, que significa ”nada”. Ele retrata uma atitude crítica em elo às tratos sociais e também também aos considerações tradicionais.
Nietzsche e também também Niilismo
De aplauso com Nietzsche, o niilismo pressupõe a óbito da Divindade Cristã e também seus princípios. O homem na eventualidade de despede dessa maneira dos nomes morais e regras estabelecidas a começar de um a outro lado a começar de essas doutrinas.
Para Nietzsche, existem dois indivíduos de niilismo: o passivo e também também o ativo. O niilismo passivo pode ser considerado uma espécie de evolução de uma pessoa, apesar de não haver uma instabilidade dos valores. Por outro lado, o niilismo incansável vira todas as suas eficiências para a demolição da moral, havendo que tudo compra no vazio e o despropósito ganha preponderância, de tal molde que o niilista só tem como solução almejar ou causar a sua própria morte.
O niilismo passivo é o de Schopenhauer, com suporte o qual para o lado de o espírito humano népias faz sentido, a vida é uma batalha sofrida. Nietzsche visa ofertar mais preponderância ao niilismo ativo que ao passivo, marcando que o Homem é restantes forte sabendo que que o mundo jamais tem sentido. Só dessa maneira o substância humano criaria cotações adequados.