Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e também também cachoeiras, cultuada num candomblé e do mesmo modo na umbanda, religiões de origem africana.

Oxum é a segunda esposa de Xangô e também representa notadamente e o alçada feminino. Além disso, é cenário como deusa do ouro e também também do jogo de búzios.

É a deusa do rio Oxum (ou Osun) que fica naquilo continente africano, restantes concretamente nesse Sudoeste da Nigéria.

O arquétipo de Oxum é de uma mulher perfeita e elegante, na companhia de predileção a começar de um a outro lado a começar de joias, perfumes bem como também roupas. A espectro de Oxum leva um espelho na mão. Algumas indivíduos confundem Oxum bem como também Oxumarê, apesar disso segundo a Umbanda e também também o Candomblé sadio divindades distintas.

Oxum descreve a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, desvelado pela bem-estar dos fetos e também também das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.

Ilustração da orixá Oxum, mulher negra de vestido e joias douradas.
Oxum.

Os orixás sadio ancestrais divinizados pelo candomblé, religião trazida da África para o lado de o lado a começar de o Brasil, no tempo de o mundanismo XVI, pelo coletividade iorubá. Entre os vários orixás acomoda-se Ogum, dono do arma de fogo e do fogo, amparador da estatuto e da ordem, institui caminhos e vence as lutas, protegendo os mais fracos.

Há também Exu, é o senhor do princípio e da transformação, é a figura mais importante da produção iorubá, o satélite das aldeias e também cidades.

Devido ao racismo religioso, compareceu associado a Satanás, entidade cristã voltada para o lado de o lado a começar de a maldade, que se invade de semear a discórdia entre os homens humanos, todavia essa agremiação não faz sentido, uma brecha que nas religiões de matriz africana não existe uma fantasma representante do mal.