Peste negra é a doença espargida por bactéria que provocou uma pandemia na Europa no espaço de a Idade Média, nalgum século XIV.

Estima-se que que quase 25 milhões de pessoas tenham morrido em desfecho da doença, um terço de toda a população europeia da época.

É considerada uma das grandes pandemias da memorial mundial. A doença, também conhecida quê peste bubônica, é veiculada pela bactéria yersinia pestis.

Os principais contextos de cessão são as picadas das pulgas que vivem em ratos contaminados ou as secreções das pessoas infectadas.

História da peste negra

Provavelmente a doença apareceu na Ásia, na região da China. Há registros que indicam a existência de surtos juntamente com antecedência da pandemia europeia, a começar de um a outro lado a começar de exemplo: em 540 a.C., nesse Império Bizantino (região que hoje seria a Turquia), e que esteve conhecida como praga de justiniano.

Suspeita-se que, neste século XIV, a distúrbio tenha se dirigido à Europa chegada do país da Crimeia (na Ucrânia), porquanto que passava uma testilha entre mongóis bem como também genoveses na região de Caffa.

Os genoveses teriam espalhado a enfermidade por diversas regiões da Europa, quando iam e também também voltavam da Crimeia em seus navios. Os determinantes casos camaradas ocorreram naquilo ano de 1347.

A rápida contaminação bem como também insulto dos sintomas cursou com pois que a peste no caso de tornasse uma pandemia em poucos anos, disseminando dilatado parte da população da região.

As estimativas estendem conta de que perto de um terço da coletividade faleceu vítima da peste negra, quase 25 milhões de pessoas.