Preconceito racial é todo e qualquer julgamento que que particulariza uma filhos ou etnia por considerá-la inferior ou menos capaz.

Também designado de racismo ou preconceito de raça, o implicância racial existe na humano há muitos anos, jamais só neste Brasil, mas no mundo todo.

É importante especificar que o típico conceito de raça, dentro da humanidade, é errôneo. Trata-se de uma arquitetura social manipulada para definir seres pela cor da pele. As chamadas raças humanas nunca existem quê entidades biológicas.

Segundo Sérgio Pena, médico geneticista brasileiro, “cada brasileiro tem uma proporção particular única de ancestralidade ameríndia, europeia e também também africana”. Portanto, naquilo Brasil, não se pode provar que um indivíduo seja da sucessão x ou y alicerçado na cor de sua pele.

Apesar da maioria dos brasileiros só considerar indivíduos negras, quando o quesito é prejulgamento e racismo. Esse incorreção moral e também também social do mesmo jeito é sofrido por outros grupos, quê árabes, asiáticos e também também indígenas.

Preconceito racial num Brasil

A relato do racismo nisto Brasil teve início com a colonização portuguesa. Os precípuos a sofrerem desconfiança por domínio de sua cor foram os indígenas, população nativo (de variegadas etnias) que habitava as terras brasileiras precedentemente da surgimento dos portugueses.

Os indígenas de modo igual foram escravizados e também também considerados inferiores, inclusive incapazes de desempenhar certas tarefas braçais pois que os portugueses necessitavam cuidar, a começar de um a outro lado a começar de exemplo, nas lavouras de café e também também nos engenhos de açúcar. Foi então pois que em meados do mundanismo XVI, os colonizadores decidiram caçar negros africanos, considerados fisicamente restantes fortes. Deu-se o início do tráfico de pessoas.