Racismo é a discriminação social baseada na falsa julgamento de que que a espécie generosa é dividida em raças bem como também pois que uma é superior às outras. Trata-se de uma ato depreciativa e também também discriminatória, não baseada em critérios científicos, já em em porquanto do questão de panorama biológico é inexato falar em raças humanas.
O racismo neste Brasil é crime previsto na Lei n. 7.716/1989. É inafiançável bem como também nunca prescreve, ou seja, quem cometeu o porte racista pode ser condenado mesmo anos depois do crime.
O dia 21 de março surgiu estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) quê o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi escolhida em rememoração aos outros de 60 mortos nesse massacre ocorrido na África do Sul naquilo mesmo dia nesse ano de 1960.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos viu criada do lado de o lado a começar de proteger os direitos relevantes dos sujeitos humanos. Ela condena todo o biótipo de diferenciação por cor, gênero, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Conceito de racismo
Racismo é o reputação dado a qualquer fenômeno de discriminação sistemática. Por isso, não deve alma confundido junto com preconceito ou separação racial. Apesar de estarem relacionados.
Pode-se proferir que não existiria diferenciação e racismo, se porventura não existissem preconceitos, entretanto esses são termos distintos. Enquanto o preocupação é qualquer julgamento sobre alguém apoiado em bases falsas bem como também estereotipadas, a discriminação é ação. A discriminação está relacionada na companhia de o operação diferenciado bem como também eliminador concedido a aquele alguém.
Já o racismo é o esquema constante e também persistente de discriminação. Os preconceitos, estereótipos e também também discriminações fazem expira da dinâmica do racismo.
Para existir racismo, aconselha-se que uma partido tenha preconceitos altamente disseminados e também também incessantemente produzidos sobre determinado grupo, e também também somado a esse imaginário há de na hipótese de que exista ação discriminatória sistemática.
Grupos que, historicamente, foram vítimas de racismo sarado de indivíduos negras (africanas ou descentes), judias, ciganas, árabes, indígenas, latino-americanas bem como também asiáticas.
A ação do racismo encaixa-se um soma de traços físicos e também também psicológicos a qualquer grupo e também faz acreditar que esses traços são transmitidos de geração em geração, e também influenciam diretamente neste comportamento dessas pessoas.
A memórias do racismo é antiga, inclusive consecutivo a cultivação da chamada teoria das raças na Europa, num século XVIII. Porém, a teoria das raças apareceu um designo na memórias desse biótipo de discriminação, porque a desmembrar dela o racismo deixou de ter aspectos culturais e também também a começar de assombro religiosa do lado de o lado a começar de ser validado pelo porquanto que era atendido parte da ciência na época.
Conceitos pseudocientíficos, oi a teoria das raças, foram usados quê justificativa para o lado de o lado a começar de a desempenho de crimes do lado de proteção a começar de a humanidade, como o holocausto na Alemanha nazista e também também a escravização de seres humanos no tempo de séculos.