Rebus sic stantibus é uma dito em latim que pode essência traduzida diga \’estando dessa forma as coisas\’.

A palavra é bastante manipulada na área do Direito, possuindo aplicações neste Direito Penal, Direito Civil bem como também nesse Direito Internacional.

De forma geral, esta cláusula sinaliza que situações ou ajustes terão validade enquanto a conjuntura que deu origem a elas na hipótese de porventura mantiver.

Rebus sic stantibus e pacta sunt servanda

A cláusula rebus sic stantibus na hipótese de por imprevisto relaciona junto com o pacta sunt servanda, sentença em latim que significa \’os contratos devem substância cumpridos\’. Este termo é uma referência à obrigatoriedade do realização dos contratos, ao antever que a assinatura de um acordo obriga as partes a cumpri-lo.

Assim, a rebus sic stantibus há que alma perita oi uma exceção à mania geral pois que determina o consumação dos contratos até o final de sua validade (pacta sunt servanda).

Esta permissão existe que que a rebus sic stantibus permite que, em situações especiais, uma das partes pode não ser compulsória a obedecer o que que compareceu contratado. Isso provoca que situações imprevistas ou cláusulas abusivas sejam revisadas.

Rebus sic stantibus nesse Direito Civil

Na área do Direito Civil, a dito possui qualquer significado relacionado aos contratos e também ao Direito do Consumidor.

Comparando junto a o significado literal da elocução (estando dessa maneira as coisas), nos contratos a dito significa que um corroboração manterá sua validade enquanto as meios combinadas forem preservadas.