Reflorestamento é a dinâmica ou ação ambiental de plantar árvores e vegetações em zonas porquanto foram desmatadas, seja a começar de um a outro lado a começar de força da natureza (incêndios e também também tempestades) ou de lado a lado de influência bem-intencionada (queimadas, construções de barragens, exploração mineral ou madeireira e também também etc).

O termo reflorestamento só pode ânimo utilizado quando a atividade é de replantar, ou seja, cultivar novamente em qualquer lugar em que já existiam vegetações outrora.

Pode efetivar-se de craveira espontânea ou planejada, ou seja, de maneira espontâneo ou a começar de lado a lado a começar de uma agilidade criada do lado de o lado a começar de reflorestar uma região ou uma espécie de vegetação.

O reflorestamento pode ter objetivos variados, como: retoma de uma espécie nativa, preservação de um ecossistema ou redução dos decorrências nocivos da poluição e também do aquecimento global.

Importância do reflorestamento

O reflorestamento porta diversos vantagens para o modo ambiente. Veja alguns deles:

  • É importante do lado de o lado a começar de o meio de fotossíntese,
  • Melhora a qualidade do ar e equilibra os esferas de CO₂ no ambiente (dióxido de carbono),
  • Ajuda a apoucar a temperatura do ambiente,
  • Recupera e também também preserva a biodiversidade regional,
  • Auxiliar na manutenção do sobriedade dos ecossistemas.
Reflorestamento
Área de reflorestamento junto com eucaliptos.

Tipos de reflorestamento

Reflorestamento e também também arborização

Uma das eficiências mais comuns do reflorestamento é a arborização, procedimento que consiste nele plantio de árvores em zonas que não possuíam, há muito tempo, vegetações. Normalmente, esta regra acontece em grandes centros urbanos, onde não existem outros ”áreas verdes”.