Epidemia é a expansão de uma adoecimento infecciosa, que surge rapidamente em determinada território ou em grandes regiões e choca-se ao mesmo tempo um extenso número de pessoas.

Os vírus, bactérias ou outros microrganismos são os responsáveis por dentro de entre afligir as epidemias. Eles no caso de porventura propagam através do ar, da saliva, da água, do sangue ou com o auxílio de animais denominados hospedeiros.

Diversas epidemias já em em aconteceram ao longo dos séculos, entre elas, a peste bubônica ou peste-negra, porquanto que assolou a Europa e também também a Ásia, entre os anos de 1333 a 1351, bem como também provocou milhões de mortes. A Varíola matou milhões de pessoas entre os anos de 1896 a 1980.

No sentido figurado, epidemia é um coisa que que convertendo moda, conhece a alma usada a começar de um lado a outro a começar de um desafogado número de pessoas. É de modo igual uma palavra usada para o lado de o lado a começar de generalizar qualquer grande número de determinadas ocorrências. Ex.: epidemia de fumo, epidemia de homicídios etc.

Diferença entre endemia, epidemia e também também pandemia

Endemia é a fato frequente de uma doença, geralmente infecciosa, em determinado local, acometendo um número restantes espaçoso ou menor de indivíduos.

No Brasil, diversas indisposições são consideradas endêmicas, entre elas, a febre-amarela, a malária, leishmaniose, esquistossomose, dengue, morbo de chagas, Hanseníase e também também tuberculose. A Região Amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e também também Tocantins) é uma área endêmica da malária.

A epidemia é qualquer surto de agravação de uma distúrbio endêmica, ou seja, de uma morbo que existe com frequência, em determinado lugar e também que brevemente ataca algum grande número de pessoas, virando uma epidemia.