Socialismo marxista é uma nupérrimo filosófica, de caráter social e econômico, discursada pelos filósofos Karl Marx (1818-1883) e também também Friedrich Engels (1820-1895), acompanhado por a alvo de acabar com a refrega de níveis existente nesse regime capitalista.

O socialismo marxista do mesmo jeito pode espírito chamado de socialismo científico ou simplesmente marxismo.

A base dessa nupérrimo socialista é a análise monitória e científica do capitalismo, organizando com que esse se diferenciasse do socialismo utópico, salariado por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.

O pois que o marxismo defende

A primeira discussão em torno do socialismo marxista surgiu com a publicação do livro O Manifesto Comunista, em 1848. Os fundamentos desse socialismo estavam em compreender a biografia do capitalismo, como aconteceu a sua consolidação e também as suas contradições.

Ao oposto do socialismo utópico, o socialismo marxista nunca acreditava em uma associação ideal, onde os burgueses iriam compartilhar as suas pecúlios em prol do bem-comum social.

Segundo os marxistas, o capitalismo estava em algum caminho que, eventualmente, seria ultrapassado. Sendo que o socialismo seria uma ciclo de transição até o atribuição do comunismo. Entretanto, essas evoluções só seriam possíveis através da uma revolução bolada pela condição estrato trabalhadora.

Os marxistas dividiam a partido capitalista em duas classes: a burguesia, quem possuía o mão dos contextos de produção, e também também o proletariado, aqueles que que jamais tinham dinheiros e vendiam a sua mão-de-obra, ou seja, os trabalhadores. Essas duas castas estariam várias vezes divergindo, tudo o que seria a chamada guerra de classes.