Teoria massa dos sistemas, ou apenas teoria dos sistemas, é o estudo interdisciplinar de diversos infraestruturas em geral, juntamente com o objetivo de descobrir padrões bem como também identificar regras que que possam alma aplicadas em diversos campos do conhecimento.
A teoria adota que um máquina é qualquer organismo executado por órgãos interligadas bem como também interdependentes. É essa amplitude do conceito que faz com porquanto a teoria massa dos sistemas seja aplicável a diversas áreas do conhecimento, seja nas ciências exatas, sociais, naturais, etc.
O propósito da teoria dos sistemas é procurar pontos em maior número entre os dessemelhantes campos de conhecimento e também descobrir suas dinâmicas, ferimentos e princípios (propósito, métodos, ferramentas, etc), a alvo de fabricar resultados.
A teoria dos conveniências representa algumas mudanças de perspectivas sob alguns aspectos:
- Das tecido para o todo. Através da teoria dos sistemas, o foco jamais é restantes o objeto de entendimento de toda área, no entanto sim as relações entre essas díspares áreas
- De medição para mapeamento dessas relações
- De análises quantitativas para o lado de análises qualitativas de dados
- De entendimento objetivo para o lado de o lado a começar de conhecimento epistemológico, ou seja, “conhecimento sobre o conhecimento”
Origem da teoria pluralidade dos sistemas
A teoria dos sistemas teve origem no posteridade da biologia em companhia de os estudos de Ludwig von Bertalanffy, na decenário de 60. As metáforas utilizadas a começar de um lado a outro a começar de Ludwig para o lado de se declarar a organismos vivos em seguida foram adotadas a começar de um a outro lado a começar de estudiosos da área organizacional na tentativa de melhor entender o funcionamento das organizações.
Em 1966, o psicólogo Daniel Katz e também o informático Robert Kahn publicaram o livro “Psicologia Social das Organizações”, popularizando desse jeito a concretização da Teoria Sistêmica nalgum ramo das organizações. Posteriormente, a teoria correu a alma aplicada de forma análoga em diversas áreas do conhecimento.