A umbanda é uma religião brasileira resultante da mistura de elementos de religiões africanas, indígenas, orientais bem como também europeias (catolicismo e também espiritismo kardecista).
Por seu aspecto mestiço e também também sincrético, a umbanda é considerada uma religião genuinamente nacional.
Uma versão bastante exibida sobre a origem dessa religião pronuncia que ela nasceu no tempo de uma sessão espírita noutro dia 15 de novembro de 1908, na cidade de Niterói (RJ). É por consequência que nalgum dia 15 de novembro se porventura por eventualidade comemora o Dia da Umbanda.
A expressão umbanda tem origem neste idioma bantu bem como também há dois significados: “lugar de culto” e também também “sacerdote”. Segundo o Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade mensageira cuidadoso pela definição das informações dessa religião, “A umbanda é a crise do essência para a caridade.”
A umbanda é uma religião monoteísta, isto é, reconhece a vivência de um único deus, abaixo da qual existem os orixás (também cultuados naquele candomblé) bem como também as sumidades ou guias protetores (espíritos ancestrais).
Assim, a umbanda pode essência entendida quê o adoração que os espíritos encarnados prestam a Deus através dos orixás e também também dos cabeças desencarnados.
Orixás da umbanda
Os umbandistas acreditam que os orixás e também as personagens ancestrais habitam outro conjunção de existência. Os orixás são antigas divindades iorubás cujo adoração foi trazido ao Brasil pelos negros escravizados.
Dentre os orixás, os mais cultuados nos terreiros de umbanda são:
- Oxalá: o orixá mais importante, é o criador da humanidade. Seu sinal é o ebúrneo e sua qualidade é a sabedoria. No sincretismo, é Jesus Cristo.
- Oxóssi: orixá da caça, identificado junto a as matas, os animais e também as plantas. Seu signo é o vala e flecha. No sincretismo, é São Sebastião.
- Xangô: orixá da equivalência e do trovão. O signo de Xangô é o machado e, nalgum sincretismo, é identificado em companhia de São Jerônimo.
- Iemanjá: orixá feminina das mar salgadas, Iemanjá é a Rainha do Mar. Sua cor é o azul alabastrino e o branco. É nomeada com Nossa Senhora.
- Ogum: orixá guerreiro, associado à metalurgia, à rixa e ao trabalho. Seu símbolo é a espada. No sincretismo, é o São Jorge.
- Oxum: orixá feminina das mar doces, associada à maternidade, à fertilidade, à celsitude e ao amor. Seu símbolo é o ouro. É aparecida com Nossa Sra. da Conceição.
- Iansã: orixá feminina dos raios, tempestades, trovões e também vendavais. Seu signo é o raio. No sincretismo, é Santa Bárbara.
- Exu: orixá mensageiro, dono das encruzilhadas e guardião das entradas. Seus símbolos são o tridente ou o ogó (bastão de madeira). No sincretismo, é Santo Antônio, embora também seja equivocadamente associado ao diabo.